segunda-feira, 27 de outubro de 2014

UM DOS MAIS INFLUENTES POLÍTICOS DO BRASIL É MICHEL TEMER


Nascido na cidade de Tietê (SP) é um advogado, doutor em Direito. Presidente do PMDB. Reeleito vice-presidente da República. Foi presidente da Câmara dos Deputados por três legislaturas. Em 2009, foi apontado pelo DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar com o parlamentar mais influente do Congresso Nacional.  Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutor em Direito pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras, Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional, este último na 20ª edição, com mais de 200 mil exemplares vendidos. Temer é um dos políticos mais respeitados e poderosos do país. 

Michel Temer iniciou a carreira política como oficial de gabinete de Ataliba Nogueira, secretário de Educação no governo de Ademar de Barros. Em 1983, Temer foi nomeado procurador-geral do Estado de São Paulo. No ano seguinte, passou a ser secretário de Segurança Pública do Estado do São Paulo, cargo que voltou a ocupar no início dos anos 90.

No comando da Secretaria de Segurança Pública, criou a primeira Delegacia da Mulher do Brasil, após receber, em 1985, uma comissão que denunciava o espancamento de mulheres e a omissão de autoridades diante dos crimes. Na mesma época, instituiu a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais, como instrumento de combate à pirataria. 

Na primeira administração à frente da Secretaria de Segurança Pública, recebeu estímulo para disputar cargo eletivo. Foi eleito deputado constituinte pelo PMDB em 1986 e participou ativamente da Assembleia Nacional Constituinte, quando se destacou pela posição moderada e pelo grande conhecimento de direito constitucional. 

Após a Constituinte, foi eleito deputado federal por seis mandatos - todos pelo PMDB. Licenciou-se do cargo somente para reassumir a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e, depois, a de Secretaria de Governo. Em 31 de outubro de 2010 foi eleito vice-presidente da República juntamente com Dilma Rousseff, para o mandato de 4 anos. Foi reeleito em 2014. 

Michel Temer é um jurista e político de renome nacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário