segunda-feira, 27 de outubro de 2014

SARTORI É ELEITO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL


Ex-prefeito de Caxias do Sul teve 61,25% dos votos válidos e derrotou Tarso Genro (PT). Às pesquisa de boca de urna acertaram o resultado...

O candidato do PMDB José Ivo Sartori foi eleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (26). Ele derrotou Tarso Genro (PT), que tentava a reeleição, com 1,4 milhão de votos a mais. Às 21h, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul tinha apurada 99,99% das urnas. Nesse cenário, o ex-prefeito de Caxias do Sul, tinha 61,21% dos votos, contra 38%,79% do adversário. A abstenção no Estado foi maior do que no primeiro turno, 18,19%. No dia 5, o índice foi de 16,8%. O peemedebista apareceu em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto no primeiro turno. Mas, no dia da votação, surpreendeu e passou a senadora Ana Amélia (PP), deixando-a fora do segundo turno.

Sartori tem 66 anos, é formado em filosofia e deste a década de 70 está engajado na política. Ele já foi vereador e prefeito de Caxias, segunda maior cidade do Estado, e deputado estadual. Com a vitória de Sartori, os gaúchos mantém uma tradição de não reeleger governadores. Desde a redemocratização, nenhum partido venceu duas vezes seguidas no Rio Grande do Sul.

Sartori vai precisar muito do ex-ministro Eliseu Padilha para ter acesso ao governo Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário